A importância da água no treino de Karate

A água é um elemento vital, que constitui mais de 65% do nosso corpo. Participa em variadas funções como regulação da temperatura do corpo, colabora na absorção e transporte de nutrientes e oxigénio para as células, na conversão de alimento em energia, na lubrificação das articulações, na desintoxicação do organismo.

É comum um praticante associar a hidratação apenas à altura do treino de Karate, mas esta deve-se ter atenção ao longo de todo o dia. O estado de hidratação afeta o rendimento físico e mental e, consoante a intensidade do treino, podem haver perdas hídricas significativas, através de processos como a respiração e a transpiração não só nos treinos de condição física mas também de Kata e Kumite.

A sensação de sede por si só já o primeiro sinal de desidratação que o nosso próprio corpo dá. Se não houver ingestão de água os sinais vão sendo mais evidentes, começando por aumento da temperatura corporal, cansaço, dor de cabeça/ desorientação, aumento da frequência cardíaca, podendo terminar em colapso. Quanto maior a duração e intensidade do treino maior é o risco de ocorrer este tipo de sinais caso o karateca não esteja a hidratar-se devidamente.

As recomendações hídricas variam de pessoa para pessoa obviamente, assim como as necessidades energéticas. Porém o preconizado é 1mL água por cada kcal de necessidade energética. Quanto mais perto da hora do treino, menor deverá ser o volume de água a ingerir, para não comprometer também a performance. Durante o treino, beber apenas pequenas porções ou até somente bochechar água.

Quando a duração do treino é superior a 2h é possível também registarem-se perdas de alguns minerais, sobretudo de sódio. Nestes casos, a solução é o karateca ingerir águas isotónicas ou ingerir pequenas porções de alimento (como barras cereais, bolachas, banana) para prevenir o défice deste micronutriente. Ao mesmo tempo também estão a ser fornecidos mais alguns açúcares de absorção rápida que podem ajudar na continuação do treino.

É bom hábito cada karteca ter consigo uma garrafa de água. Uma das pequenas (0,33L) é mais que suficiente para treinos de curta duração e a sua ingestão pode ser necessária apenas após o treino, partindo do princípio que tenha havido ingestão de água ao longo do dia.

Autor: André Duarte – Nutricionista 4049N

Fonte: Direção Geral da Saúde – Plano Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, maio 2016