Artes marciais contribuem para o sucesso pessoal das crianças

Criatividade, flexibilidade, auto-controlo e disciplina são conceitos chave que uma criança entre os 4 e os 12 anos deve desenvolver para que o seu percurso de aprendizagem seja o mais saudável e adequado às suas necessidades. Todos estes quatro elementos devem ser trabalhados nas crianças dentro destas idades, de forma gradual e de várias maneiras para a assimilação seja a melhor:

Criatividade com a realização exercícios de memória, de associação/ relacionar elementos que observem;

Flexibilidade ao aprenderem a analisar uma situação em diferentes perspetivas e conseguir filtrar a decisão mais adequada para cada uma;

Auto-controlo na tomada de decisões que podem ser precipitadas e consequências não desejadas;

Disciplina através do treino de foco e da concretização de tarefas mais complexas por etapas.

A prática de artes marciais, nomeadamente Karaté, proporcionam o desenvolvimento destas mesmas capacidades. Havendo este trabalho psicológico e cognitivo com crianças na idade escolar ajuda na melhoria da capacidade de aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos. Por este motivo é que, de forma geral, um bom karateca costuma ser um bom aluno na escola, pois inconscientemente acaba por aplicar a aprendizagem adquirida em dojo.

Crianças com falta de auto-controlo, pouco persistentes, com dificuldades de concentração, mais impulsivas, tendem futuramente a serem adultos com mais dificuldades a nível de saúde mental e com mais complicações sociais (maior criminalidade, problemas de integração social, responsabilidade civil, etc).

Isto só demonstra novamente que é importante investir no desenvolvimento humano e social das crianças logo cedo. Nesta faixa etária é mais fácil serem interiorizados estes princípios chave, o que contribuirá de forma saudável para o seu crescimento, tornando-os em adultos mais justos, sensatos, respeitadores, tolerantes e de valor.

 

 

 

Autor: André Duarte – Nutricionista 4049N

Fonte: Interventions shown to Aid Executive Function Development in Children 4–12 Years Old; Science. 2011 Aug 19; 333(6045): 959–964. doi; 10.1126/science.1204529