BRUCE LEE – A lenda
Foi um dos grandes atores das artes marciais, um atleta dedicado de corpo e alma em permanente busca e aperfeiçoamento técnico, contribuindo, de uma forma significativa, para a divulgação dessas artes.
Faleceu precocemente com 32 anos de idade, Bruce estava no início de uma brilhante carreira cinematográfica.
O pai, Lee Koi Chuen, era um comediante e artista da Opera Chinesa. Pouco tempo depois de ter nascido, foi levado para Hong Kong, onde viveu e cresceu até aos dezoito anos.
Seu pai, que tinha alguns conhecimentos de Kung Fu e Tai chi, ensinou-lhe desde muito novo estas Artes.
Posteriormente, entrou no Dojo Kwoon de um velho Mestre de Kung Fu Wing Chun chamado Yip Man. Bruce punha em prática na rua o que tinha aprendido horas antes, no Kwoon, o que lhe trouxe grandes problemas durante os últimos anos da sua juventude em Hong Kong.
Mais tarde, a família mudou-se para os Estados Unidos, onde Bruce continuou a estudar as artes marciais.
De início, trabalhou num restaurante de Seattle chamado Ruby Chow, de um amigo do pai. Instalou numa das divisões do restaurante um boneco “Wooden Dummy modificado”, que utilizava nos seus treinos, mas os donos do restaurante proibiram-no de treinar a certas horas, devido ao enorme ruído que fazia quando golpeava o boneco.
Por volta do ano de 1962, Bruce estudava na Universidade de Washington, como filósofo leitor, quando conheceu um japonês chamado Taky Kimura. Tendo deixado o restaurante onde trabalhava, Bruce e Kimura abriram um pequeno Dojo Kwoon no Chinatown de Seattle, mudando três vezes de local de treino durante a estadia em Washington.
Foi em Oakland que Bruce abriu um Dojo Kwoon , começou a dar forma a um novo estilo a que daria o nome de Jeet Kune Do (o caminho do punho interceptor). Este nome resulta das conclusões a que Bruce Lee chegou sobre a necessidade que havia de interceptar o movimento do oponente, antes, ou durante a sua execução, mas nunca deixar que o executasse, havendo inclusivamente, que interceptá-lo emocionalmente. Este estilo resulta de modificações ao Wing Chun, incorporando golpes de boxe inglês, saco, puching ball, vários tipos de técnicas de pés, footing, etc.
Ao mesmo tempo, dava forma ao seu estilo, ainda que uma vez tenha dito: “não acredito nem em sistemas nem em métodos”. Durante a sua curta vida escreveu uma série de livros acerca do Jeet Kune Do.
Mais tarde, através dos seus amigos James Y. e Taky Kimura, começou a dar exibições que, na maioria das vezes, não saíam dos círculos da sociedade chinesa.
Em 1964, foi chamado para fazer uma demonstração nos internacionais de Long Beach, organizados por Ed Parker, tendo sido aí que começou a sua carreira de actor de filmes de ação.
Os seus filmes, foram vistos em todo o mundo, no cinema e televisão, hoje em dia no You Tube.
De 1964 a 1969, participou nos filmes, Batman, Longstreet, Marlowe. O Invencível, Big Boss, O Dragão Ataca, A Fúria do Dragão, filmes produzidos de 1969 até à sua morte, alcançou a maior notoriedade, sendo considerado na época, a maior estrela do filme internacional.
A sua graduação técnica equivalia à graduação internacional de 4º Dan. Para além do Karate, era perito no manejo dos bastões chineses (Nuchanku), sendo um exímio executante dessa arma.
No dia 20 de Julho de 1973, morreu em Hong Kong, um dos homens que mais contribuiu para a divulgação das Artes Marciais no mundo.
A sua morte foi rodeada de mistério, mas está quase oficialmente estabelecido que morreu em consequência de uma pancada, no decorrer de um treino para as filmagens, que ocasionou uma hemorragia interna no cérebro. O seu funeral Budista foi assistido por milhares de adeptos seus.
Foi num sábado, 20 de Julho de 1973. Desapareceu o homem, começou a lenda.
Fonte:http://sebentadokarate.blogspot.com/